20 de nov de 2013

Smoothies: Refrescancia para o verão

Bom dia pessoal!

Hoje o tema é tendências. Um novo tipo de receita que está ganhando espaço e popularidade aos poucos aqui no Brasil e com certeza que é uma excelente pedida para o seu verão!

São os smoothies. Gelados, refrescantes, deliciosos, saudáveis.  Essa bebida de origem californiana está chegando com tudo no Brasil juntamente com os smoothie makers  que na minha opinião não são mais do que liquidificadores pequenos e que viram de cabeça para baixo (rsrs). Nem são essenciais para fazer a bebida. O liquidificador tradicional é mais que suficiente!

“Um smoothie é uma bebida saudável, saborosa e muito refrescante. Feito com sucos, frutas, sorvetes, iogurtes e outros ingredientes naturais, é uma ótima fonte de energia, pois contém pouquíssima gordura e é rico em vitaminas e minerais. Um smoothie é mais do que uma bebida, é uma escolha de vida saudável ideal para quem se preocupa com o bem estar do corpo, mas não abre mão de uma combinação deliciosa”

Bem, a palavra smoothie significa ‘batida’, no sentido de vitamina mesmo. O smoothie é como se fosse o que conhecemos como vitamina de frutas, porém a base principal não é o leite. A aparência é como a da raspadinha, só que mais natural.

Resumindo as características básicas do smoothie são:

. É uma mistura de 2 ou mais frutas, pode variar de acordo com o gosto de cada um;
. As frutas usadas são congeladas;
. As bases usadas para bater as frutas podem ser água ou iogurte natural (de preferencia desnatado), o leite também pode ser usado mas nas versões originais fica mais saudável;
. Pedras de gelo também são batidas para dar textura e deixar ainda mais gelado;
. Há sempre uma forma alternativa de adoçar, se não dá pela própria fruta usa-se adoçante ou mel.

Nem preciso dizer que é super saudável e ótimo para quem está de dieta se refrescar não é? Algumas outras versões dessa maravilha já estão surgindo. Algumas colocam leite ou até mesmo sorvete. Mas o que você precisa saber é que as características originais são basicamente essas, ou seja, não precisa de mais que isso para uma bebida deliciosa, nutritiva e de baixas calorias para se refrescar nesse verão. Mas o smoothie é legal porque ele não só permite como também incentiva a criatividade de quem o faz (as combinações de frutas são infinitas!) muitas receitas nem dizem a fruta que deve ser usada, somente a quantidade de frutas. Então se de repente você quer dar uma incrementada pra quebrar a rotina no verão, você pode colocar umas colheres de chocolate ou fazê-lo a base de sorvete.

Pra quem torce o nariz para o mel e o adoçante, posso dizer que na medida certa, os sabores das frutas cobrem completamente o gosto forte que esses ingredientes possam ter. Principalmente porque o smoothie é muito concentrado.

E para quem não tem muitas ideias de combinações de frutas, é sempre possível encontrar inspirações pela internet afora. Eu recomendo morango com banana e pêssego, morango com kiwi, maçã com banana, etc.

E aqui vai um exemplo bem legal que eu achei. Aproveitem:

Ingredientes
- 1 banana média em rodelas
- 1 e ½ xíc. (chá) de morangos fatiados
- 1 xíc. (chá) de gelo triturado
- 1 xíc. (chá) de água
- 1 pote (200 ml) de iogurte natural ou de morango (desnatado e zero açúcar)
- 1 col. (sopa) de mel
- 1 col. (chá) de essência de baunilha


Modo de fazer
Arrume as rodelas de banana e as fatias de morango em uma assadeira e leve-as ao freezer. Deixe congelar somente até que fiquem sólidas. Retire e use-as imediatamente. No liquidificador, bata o gelo triturado, o leite, a água, o iogurte, o mel, a baunilha e as frutas. Processe até obter um creme homogêneo.



E agora nosso top 5 de vídeos de culinária:






Omelete de batata

0 comentários:

Postar um comentário